Twitter: As várias utilidades do grande microblog

Clique na imagem para ir para a página inicial do Twitter

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Com certeza a melhor qualidade do Twitter é a rapidez com que ele é capaz de alcançar sejam amigos (uso pessoal), possíveis consumidores (uso empresarial), fãs (uso por celebridades em geral e marcas), como meio de promoção e publicidade(seja pessoal ou empresarial) e como divulgador de notícias (sejam por pessoas ou por rede de noticias).

O Twitter

O site é de fácil acesso só é necessário fazer seu cadastro (login/senha/você precisa ter um e-mail).

Ao entrar você deve criar o seu perfil e decidir coisas básicas que vão de plano de fundo do seu microblog até sobre a sua privacidade.

E você já pode usufruir desse novo mundo. Por tratar-se de um microblog, toda a mensagem deve ter no máximo 140 caracteres, eu recomendo 130 no máximo pois isso facilita os RT (Re-Tweets), isto é quando alguém encaminhar dentro do seu próprio Twitter algo que você enviou como mensagem.

Ao entrar no Twitter você deve procurar no Search pessoas, empresas e assuntos de seu interesse. A partir daí você começa a receber as atualizações desses que você segue (following) e proporciona visibilidade a você o que cria também seguidores seus (followers).

A princípio você pode achar estranho e se sentir limitado, contudo com o tempo você vai descobrir que existem muitas ferramentas que tornam o Twitter mais interessante a cada dia.

Para entender melhor clique no Iconográfico Twitter que foi disponibilizado em um conjunto de matérias sobre o mesmo no site e no Twitter Último Segundo, do Ig.

As ferramentas e o ecossistema criado em seu entorno

O Twitter possui ferramentas que possibilitam o não somente o envio de mensagens (Tweets) mas também o encaminhamento de imagens e links reduzidos, possui também a possibilidade de atualização pelo celular através de SMS e programas que facilitam e otimizam sua utilização.

Eu utilizo o TweetDeck , que é um dos programas que facilitam a utilização do site. No TweetDeck é possível saber quem fez citação ao seu Twitter, mensagens diretas, as mensagens de quem você segue (follow) e postar a mesma mensagem do Twitter automaticamente no seu Facebook, no entanto ele é grande e tem muitos que não gostam. Existem outras opções como Twitterfox , que é um addons para quem utiliza o Firefox como navegador, já o Twhirl é pequeno e muito bonito visualmente e possui versão para IPhone.

Existe também site que servem para criar outras funções para o Twitter, como:

  • Tweepular

Tweepular

Esse site serve para você checar a sua popularidade dentro do Twitter, possui opções de saber quem te segue e não é seguido por você e vice e versa, o que é bem útil já que essa é uma das dificuldades para quem acessa o Twitter da página do mesmo. E o passarinho dançando Moonwalker enquanto se abre o site é lindo^^.

  • Free Twitter Designer

Clique na imagem para ir para a página o Free twitter designer
Clique na imagem para ir para a página o Free twitter designer

Este site serve para você criar um novo layout para o seu Microblog de maneira fácil e rápida se você optar por fazer tudo enquanto logado no site e ao final da operação será possível fazer a atualização da sua página não só do plano de fundo como também a personalização das cores do seu Twitter (fontes/links/caixas de texto).

Hoje pela manhã recebi uma atualização do Microblog da Rosana Hermann , @rosana, dois “mapas” sobre o Twitter e vou colocar os dois aqui (clique nas imagens para ver o mapa em tamanho natural e com os links ativos e fazer download deste em várias versões) :

O primeiro é das ferramentas :

Twitter_Tools

O segundo é sobre o ecossistema:

Twitter_Ecosystem

Todos são interessantes, entretanto nem sempre úteis.

Por falar em @rosana, ela é  uma ótima pessoa para se seguir, já que ela posta novidades relevantes a todo momento e parece ser uma pessoa apaixonada pelo que faz.

Empresas

O número de empresas no Twitter tanto nos US e no Brasil vem aumentando a cada dia, com a descoberta das possibilidades de ações de marketing dentro do mesmo. Em julho foi lançado pelo Twitter um site que dá dicas as empresas sobre como melhor utilizá-lo de modo coorporativo, o Twitter 101 , o site é em inglês.

A algum tempo as empresas vem percebendo como as redes sociais (mídias sociais) em geral vem sendo um canal bem eficaz para a comunicação com seus consumidores e o Twitter possui uma grande vantagem no quesito velocidade. Para se divulgar uma promoção ou comunicar alguma novidade da empresa não há local mais adequado para se propagar essa ação ou notícia. Em minutos essa mensagem terá corrido e passado pelo conhecimento de milhares de pessoas de for postada e colocada do jeito correto.

O Twitter não deve ser utilizado apenas como meio para divulgar, mas para interagir. O contato direto com consumidor deve ser freqüente e respeitoso. Assim a empresa (marca) se torna algo simpático ao seu público alvo. A meu ver as promoções com base em RT (Re-Tweets) devem ser bem dosadas a fim de não ficarem parecendo algo imposto e chato. A divulgação deve ser feita de maneira simpática e efetiva e não obsessiva .

Em caso de reclamação de algum consumidor este deve ser respondido de maneira clara ou convidado a acionar o canal competente a fim de solucionar rapidamente o seu problema. Não enrole, não abuse da inteligência do mesmo e se possível responda já dando a solução da questão apontada.

Publicidade

De acordo com a primeira pesquisa realizada pelo Bullet, em maio de 2009: 54% maioria do usúrarios do Twitter acha interessante a publicidade desde que essa seja segmentada, 6% não se incomodam de jeito algum e 15% acha boa qualquer publicidade. Apenas 25%, doe entrevistados  se enquadram nos que não gostam e apenas toleram.

Dentre todos os que participaram da pesquisa, 69% já seguiram empresas, eventos ou camapnha publicitárias ocorridas no microblog.

O perfil do usuário brasileiro do Twitter

Os microblogueiros daqui, são considerado de Heavy Users, isto significa quase 50 horas por semana conectados.E é formado principalmente por:

Homens – 61%

21 a 30 anos – 65,51%

Solteiros – 82,8%

Morador do Estado de SP – 46%

Ensino Superior em Curso – 37,6%

Ensino Superior Concluído – 31,7%

Veja a apresentação da Bullet:

Bullet Apresentação sobre Twitter no Brasil

View more documents from bullet_promo.

Mas todos esses dados mudam muito rápidamente, pois o crescimento do Twitter no Brasil vem sendo muito rápido. Por isso procure sempre por novas pesquisas e notícias atualização é tudo.

Isso é tudo.

Espero que tenham gostado.

Abraços e Vida Longa e Próspera.=D

Links que utilize para fazer esse artigo, clique e saiba mais:

Site Ultimo Segundo – Série de matérias relacionadas ao Twitter: http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/08/10/promocoes+premios+e+concursos+veja+como+as+empresas+fisgam+usuarios+no+twitter+7750903.html e Twitter: @ultimosegundo

Blog da Rosana Hermann: http://queridoleitor.zip.net/ e Twitter: @rosana

Jornal Propaganda & Marketing, São Paulo, 1º de Junho de 2009 – “Publicidade no Twitter é bem vista”

Todos os links desse artigo:

Twitter: http://www.twitter.com

Twitter101 (dicas para empresas que utilizam o Twitter): http://business.twitter.com/twitter101

Ferramentas do Twitter: http://www.mindmeister.com/18439153/twitter-tools

Ecossistema do Twitter:  http://www.mindmeister.com/21744793/twitter-ecosystem

Baixando TweetDeck: http://www.baixaki.com.br/download/tweetdeck.htm

Baixando o TwitterFox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5081

Baixando o Twithirl: http://www.baixaki.com.br/download/twhirl.htm

Envio de Tweets por SMS: http://www.sms2blog.com.br/

Site para reduzir o tamanho dos Links: http://linkninja.com.br/inicio.php

Criador de Links para imagens (útil para Twitter e Blogs): http://www.imageshack.us/

Cheque a sua popularidade: http://www.tweepular.com/

Mude a cara do seu Twitter:  http://www.freetwitterdesigner.com/

AVISO: Todos os artigos aqui postados, possuem links nas fotos e figuras, por isso clique para saber mais.

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